Ah, um docinho!


Sabe aquela vontade louca de comer algo açucarado? Pode ser resultado do desequilíbrio no nível de glicose no corpo.

Quantas vezes você já pronunciou a frase preciso comer alguma coisa doce agora!? Uns mais, outros menos, mas praticamente todo mundo tem esses momentos de fissura por um açucarzinho. Especialistas dizem que, normalmente, essa reação do organismo se dá pelos altos e baixos nas taxas de açúcar no sangue, ou seja, quando o nível cai, o corpo pede um docinho.

E como tudo no nosso organismo funciona em cadeia, a explicação para esse vaivém das taxas de glicose está, em geral, na alimentação. Quer exemplos de alimentos que propiciam esse sobe-e-desce? Os chamados alimentos brancos, como batata-frita, pão e arroz. Outro exemplo são os lanchinhos rápidos, comuns no dia-a-dia, à base de carboidrato ou aquele chocolatinho no momento da fome fora de hora. Eles dão uma carga rápida de energia ao corpo, mas que dura pouco.

O livro recém-lançado Alimentos mágicos para controlar sua glicose, com o selo da Seleções Reader’s Digest, pode parecer, num primeiro momento, um livro voltado para diabéticos. Mas, já na introdução, o leitor se dá conta de que as dicas são para praticamente todos, já que, numa das primeiras explicações, o texto ressalta que, mesmo nas pessoas saudáveis, os níveis elevados de glicose após as refeições prejudicam o organismo com o passar do tempo.

A tônica da obra, contudo, está na parte dois – que sucede explicações sobre a importância de cada categoria de alimento, além de vários testes para mensurar comportamento alimentar, nível metabólico, entre outros. A parte dois – intitulada Alimentos Mágicos, dedica páginas para falar de alimentos como abacate, batata-doce, carne, espinafre, frango, grãos... A lista é grande, vai de A a Z. Inclui explicações sobre os benefícios, porções ideais de consumo, além de receitas.

Como se propõe a ser uma bíblia da boa alimentação, Alimentos mágicos para controlar sua glicose tem um capítulo exclusivo com opções de reeducação da alimentação diária, começando pelo café da manhã. Nesta refeição, por exemplo, há dicas do que comer e em que quantidade ingerir com o objetivo de evitar uma superdosagem glicêmica. O mesmo vale para o almoço, jantar e lanches.

Para completar, um cardápio semanal por quantidade calórica, incluindo todas as refeições. Atinge desde quem quer ingerir 1,4 mil calorias até quem se propõe a 2,2 mil calorias.

Em síntese, em Alimentos mágicos para controlar a glicose, o primeiro passo é explicar o porquê da necessidade de estar atento aos níveis de glicose do corpo. Depois vem as dicas de alimentos que ajudam a manter o nível de glicose equilibrado. Em seguida, o leitor aprende a adaptar as refeições. Por fim, as receitas dão um tom prático às teorias anteriormente expostas.

Pense no que vai comer!

Categories: ,