Notívago

Pessoas notívagas


Uma equipe internacional identificou uma mutação genética que afeta o relógio interno do corpo e poderá explicar por que razão algumas pessoas só conseguem adormecer tarde, já de madrugada.

Em um trabalho publicado apenas na revista Science, cientistas relatam sobre uma mutação genética, apropriadamente chamada "pós-hora", que afeta o nosso relógio biológico e pode ajudar a explicar por que algumas pessoas são "pessoas da noite", que apenas conseguem dormir nas primeiras horas da manhã. Muitos transtornos, tais como transtorno bipolar e outras doeças mentais estão associadas a perturbações no ciclo do sono/vigília (noctividade).
Significa que nosso "relógio interno”, isto é, o metabolismo ou a forma como o corpo gerencia a sua energia, está regulado para uma atividade predominantemente noturna.
Nossas funções, ritmo, disposição, estariam todos “mais dispostos” nessa parte do dia. Não que só funcione ou agite mais à noite, mas integra-se melhor com a atmosfera da noite. Morcegos, por exemplo, têm o seu organismo totalmente voltado para a noite e dormem de dia.
Muitos de nós, naturalmente ou por força da profissão, somos notívagos. Produzimos mais à noite e descansamos mais de dia. A pessoa notívaga se sente muito melhor à noite que de dia, trabalhando melhor, estudando mais, pensando mais claramente, e não entende como é que alguém pode estar acordado as oito da “madrugada”!
Todo notívago gostaria de horários de trabalho e estudo alternativos, como das 22 às 6 horas!

Os "normais" não nos entendem e nos “forçam” a trabalhar de manhã! Mas lá pelas 22 h, eles estão morrendo de sono. Imagine se a gente os obrigasse a trabalhar às duas da manhã e ir dormir somente às sete? Isso seria uma violência para eles, certo? Pois é! Eles nos “obrigam” a acordar às 7 h e somos “forçados” a dormir antes da meia-noite para podermos acordar cedo no dia seguinte!


"Os notívagos são filhos da noite e irmãos da madrugada
Enquanto o mundo dorme, ele desperta
Enquanto o mundo sonha, ele vira poeta
Enquanto o mundo acorda, ele adormece junto com as estrelas"

Categories: ,

3 Responses so far.

  1. Giovanni says:

    Eu não sei mais o que fazer... cada dia fico mais ligado à noite e menos ligado pela manhã... ainda resolvi fazer uma segunda faculdade no turno matutino... é um Deus nos acuda... aff

  2. Mandy says:

    Sou uma notivaga nata,desde pequenina!
    É triste saber que nao posso conciliar o meu trabalho com o meu relogio biologico...
    Mas,salvo nos fins de semana onde posso madrugar à vontade... :p

  3. Mary says:

    Amém! o/\ Eu tenho explicação científica! \o/
    As pessoas não entendem, mandam a gente não dormir de manhã pra ter sono mais cedo, mas não adianta, chega a noite, eu "acendo"! Mesmo tendo dormido só 3 horas no dia anterior!
    Ainda bem que dou aula só à noite!
    Vou embora pra Suécia! rs =P