Depressão


Por que os parentes, amigos, as pessoas em geral, fingem que não vêem nada?
Por que acham que uma pessoa não pode ter depressão?
Por que acham que é doença de louco ou que não é nada?
Por que criticam tanto e por que acham que tem sempre uma “receitinha infalível”? (que não adianta coisa nenhuma)
Por que fecham os olhos e tapam os ouvidos quando vêem na sua frente alguém que está assim ou quando esse alguém comenta que não está lá muito bem?
Só porque o deprimido sorri de vez em quando? O deprimido usa essa máscara de falsa alegria o quanto pode. Mas quando a máscara cai, todos vêm dizer que ele é mal humorado, que está de cara amarrada, “que dá até medo de olhar” pra ele.
É... Realmente são uns tolos e não sabem o que falam. Só sabe o que se passa com um deprimido quem passa por uma depressão, ou doença semelhante.

Aí quando o médico nos receita remédios, dizem que somos hipocondríacos ou que achamos que a solução do nosso problema está em remédios. Quando consultamos um psiquiatra, nos chamam de “louco”, “tananã”, “não regula bem”, “tem parafuso a menos”. Ainda ficam fazendo piadinhas desse gênero, achando que estão arrasando.

Ou então costumam dizer:
-“ai que baixo astral”
-“muda esse humor” (como se fosse fácil)
-“pensar coisas ruins atrai coisas ruins” (o depressivo, pelo menos no meu caso, quase não pensa, simplesmente fica extremamente triste, às vezes sem motivo algum.)
- “vai sair, arejar a cabeça” (porque não nos levam pra sair? Só nos mandam ir.)
- “muda, faz algo diferente” (o que alguém que está no fundo de um poço de lama vai “bolar” de diferente e vai se animar a fazer?)
-“você é muito pessimista, tem q pensar coisas boas.” Essa é famosa. (quero encontrar uma pessoa com depressão que esteja otimista quando está em crise)

-"isso é falta do que fazer, vai se ocupar." (se fosse assim os ocupados nao teriam depressão, não seriam afastados do trabalho pela depressão)
-“como você está gordo/magro, cria vergonha nessa cara e muda, vai emagrecer/vê se engorda.” Que comentários mais infelizes!!

Quando o depressivo pensa na hipótese de se excluir definitivamente da vida, lá vem um monte de abobrinhas, ou então, muitos não podem fazer isso porque tem pessoas que dependem deles pra continuar a viver “bem”, como os filhos, por exemplo, ou mais sério ainda: não podemos tirar algo que Deus nos deu. Realmente não é nosso direito.
Mas, quando de fato acontece uma tragédia, como um suicídio, se fazem de pasmos, dizendo “ah... a pessoa não nos dizia nada”, ou “ele (a) não tinha motivos pra isso”, ou “por que eu não fiz nada pra ajudar?”.

O problema está bem no início da depressão. Quando nos revelamos deprimidos e as pessoas não dão a mínima, os primeiros “sintomas” os que estão em volta acham algo banal. Na hora que a pessoa deprimida mais precisa de ajuda, na hora que ela mais necessita ser amada, visto que ela por si só se exclui da sociedade, e as pessoas próximas não fazem nada... Simplesmente a excluem também de seu cotidiano, “até passar a fase”...

Pense bem antes de fazer piadinhas, brincadeiras, ou quando ver na sua frente alguém que está mal, mesmo quando ela sorri. Dá pra perceber no comportamento da pessoa que algo não vai bem, isso quando ela não menciona.

Bom, uma frase bem conhecida e pouco usada é: ME AME (E ME CUIDE) QUANDO EU MENOS MERECER, POIS É QUANDO EU MAIS PRECISO.