Como fazer e usar o Twitter



Você está cansado de ouvir falar no Twitter, mas não sabe como entrar lá. Ou quando você tentou entrar, deu errado? Siga esse passo-a-passo.

- Entre no Twitter.com. Clique em 'Sign Up Now', o botão verde. Se quiser fuçar antes de entrar, faça uma busca, no campo branco.
- Preencha os campos. Crie o ‘username', que é como você será chamado. Digite e- mail e senha e confirme digitando as letras na tela.
- Agora, se quiser, pode digitar seu e-mail e deixar que o Twitter verifique quais dos seus contatos de e-mail já têm perfis no microblog.
- Entre na caixa de entrada do e-mail que você forneceu, abra a mensagem de confirmação e clique no link para validar seu perfil.
- Volte ao Twitter.com e, agora, clique em 'Sign In' (botão azulzinho lá em cima, à dir.). Preencha a ficha com e-mail e a senha que criou.
- Agora você já pode começar a twittar. Escreva suas mensagens - que devem ter até 140 caracteres - na caixa que fica no alto da tela.

Ferramentas úteis
Encurte URLs
- O Twitter gerou um boom de encurtadores. O mais popular entre os brasileiros é o Migre.me. Entre lá, cole seu link e clique em 'migre'.
- O site criará uma URL curta, que poupará alguns dos 140 caracteres disponíveis para cada tweet.
- Para ver quem retwittou sua mensagem e quantos cliques ela teve, clique em 'Detalhes do link' e cole o endereço comprimido.

Como Twittar fotos
- Em Twittpic.com, faça login com os dados - e-mail e senha - da conta do Twitter. Autorize o site a se logar na sua conta.
- No alto, à direita, clique em 'upload photo'. Na tela seguinte, escolha a foto que quer subir e a mensagem que vai acompanhá-la no tweet.
- Pronto. A URL da tela seguinte vai mostrar todos os tweets de resposta à imagem que você twittou.

Como Twittar vídeo
- Acesse o Twitvid.com e se conecte ao Twitter, autorizando o acesso a sua conta.
- Escolha o vídeo e diga se ele está no PC ou se você irá gravar na webcam. Se tem iPhone ou Blackberry, poste direto do celular.
- Clique em Tweet Video e pronto. Vídeo no ar em tempo (quase) real.

Quem deu unfollow?
- Unfollow é o verbo em inglês para ‘deixar de seguir’. Dói saber que alguém não quer seus tweets, mas há quem prefira a dor à ignorância.
- Há vários serviços dedo-duro; o Follower Monitor é bem simples.
- Siga o @followermonitor. Sempre que alguém der ‘unfollow’ em você, o perfil avisa, via Twitter, com uma mensagem simples.
- Desvantagem: ele é escandaloso, pois todo mundo pode ver quem deixou de seguir quem.


Glossário para "twittar"
Arroba: Para se dirigir a um usuário do Twitter em um tweet, comece a mensagem com um @ seguido do nome da pessoa a quem a mensagem se destina.
Barra dupla: Para responder a um tweet e incluir a mensagem original, coloque as barras duplas no final da mensagem original (endereçada a quem você deseja responder) e escreva.
Trending topics: São as 10 palavras, ou hashtags, mais mencionadas no Twitter em determinado momento. A lista pode ser visualizada na lateral direita do perfil de usuário.
Tweet: Os posts do Twitter ficaram conhecidos, em inglês, como tweets (o pio do passarinho).

Em português, um tweet também pode ser uma twittada.
API: A Interface de Programação de Aplicativos é a documentação que permite que qualquer programador crie aplicativos que rodem no Twitter.
Hashtag: Sempre precedida de um #, a hashtag é uma palavra-chave que acompanha o tweet e agrega posts semelhantes. Veja abaixo algumas das mais populares.
#FAIL: Mania em toda a web que surgiu no FAILBlog e foi reproduzida no Twitter. Pode acompanhar qualquer tweet que fale de uma situação de fracasso e humilhação.
#Standupbr: Brasileira, essa tag vem sempre acompanhada de uma piadinha sem graça. Serve para informar que você sabe que o que você disse não é tão engraçado assim.
#Followfriday ou #FF: Usada às sextas-feiras (FollowFriday significa "SigaSexta"), essa hashtag introduz mensagem com um ou mais @s que você recomenda que sejam seguidos.
#Retweet, RT: É o novo FWD: você lê uma mensagem e a considera interessante o suficiente para repassá-la aos seus seguidores, então você dá um retweet.
#MusicMonday:Popular nos EUA, mas usada também no Brasil, aparece às segundas e acompanha mensagens com indicações de bandas e músicas.


E agora, o que falar?
De cara, pode parecer difícil saber sobre o que falar. Uma boa para começar é publicar links interessantes, postar comentários curiosos e interagir com outros twitteiros:
- Siga o mestre - Siga amigos e pessoas de que você gosta. Não se preocupe com o seu séquito de seguidores. Ele crescerá se você postar coisas legais.
- Dúvidas?Sugestões? - Aproveite para pedir opiniões e resolver problemas. Não sabe qual celular comprar? Pergunte a seus seguidores o que eles acham.
- E o Kiko? - A única coisa que pega mal: falar coisas cifradas demais (como piadas internas) e ficar falando de atividades pessoais, tipo 'jantei um miojo'.
- Você vai descobrir logo: dá para instalar um aplicativo no desktop ou no navegador que ajuda a integrar a ferramenta a seu dia a dia.

Fonte: http://br.tecnologia.yahoo.com/article/30122009/25/tecnologia-noticias-aprenda-criar-perfil-no.html
Mais informações legais: http://www.nayara-style.com/2009/05/o-que-e-como-fazer-twitter.html




Então, siga-me

Categories:

One Response so far.

  1. Anônimo says:

    onde fica ''detalhes do link'' qndo quero saber quem retwittou?
    obrigada